Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA apoia empresa que quer trazer lixo espacial à Terra usando paraquedas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Dezembro de 2022 às 08h30

Link copiado!

Outpost
Outpost
Tudo sobre NASA

A Outpost Technologies está testando um conceito de tecnologia capaz de remover o lixo espacial da órbita da Terra. Usando uma espécie de paraquedas, a empresa já conseguiu resgatar uma amostra detrito orbital dessa maneira.

Com esse projeto, a Outpost pretende trazer de volta equipamentos abandonados no espaço, tais como satélites aposentados e experimentos científicos já finalizados da Estação Espacial Internacional (ISS).

E o conceito já está atraindo potenciais parceiros comerciais e investidores. A NASA, que tem muitos motivos para se preocupar com o problema do lixo espacial, concedeu à Outpost um contrato para colaborar com o desenvolvimento do projeto em sua fase inicial. O objetivo da NASA é, especificamente, trazer de volta ao planeta a carga útil da ISS, que já se acumula há décadas na estação orbital.

Continua após a publicidade

Hoje em dia, não há mais tempo útil para resgatar esse lixo usando espaçonaves, então a esperança de limpar a órbita terrestre acaba ficando com as novas tecnologias de empresas privadas, como a Outpost.

Para realizar a missão, a empresa quer adaptar um de seus projetos atuais, chamado Earth Return Ferry — um satélite reutilizável que se propõe a levar experimentos de seus clientes, como as agências espaciais, e trazê-los de volta. A adaptação recebeu o nome de Cargo Ferry, que será capaz de trazer cargas de estações espaciais, como a ISS, de volta à Terra. A empresa promete que o veículo estará pronto muito antes de a ISS se aposentar em 2030.

Cargas maiores devem ser transportadas em naves como a Dragon, da SpaceX. A grande vantagem do Cargo Ferry, no entanto, é o baixo custo e a capacidade de coletar pequenos objetos com grande eficácia. No caso do lixo espacial, o Cargo Ferry buscará os satélites em órbita com um pequeno veículo e, depois, v ai conduzi-los pela atmosfera por meio de um parapente (uma espécie de paraquedas pequeno) em velocidades subsônicas. Assim, o pouso será suave.

Continua após a publicidade

Além disso, o Cargo Ferry terá proteção para que o equipamento resgatado não queime ao reentrar na atmosfera. A Outpost também pretende enviar seus satélites reutilizáveis para implantação e, em seguida, “pescar” os satélites antigos ou desativados para limpar a órbita terrestre.

Essas ideias ainda estão no estágio de testes iniciais, mas a Outpost parece estar empenhada para colocá-las em prática no mercado. A empresa recentemente levantou US$ 7 milhões em um financiamento inicial, aumentando sua equipe de 2 para 14 funcionários.

Fonte: Outpost Technologies