Publicidade

NASA ainda tenta ressuscitar sonda perdida que procuraria água na Lua

Por  |  • 

Compartilhe:
NASA
NASA

A NASA ainda tenta retomar o contato com sua sonda Lunar Trailblazer. A espaçonave apresentou falhas logo após seu lançamento em 26 de fevereiro e, desde então, a agência espacial continua trabalhando para que o orbitador volte às atividades. Em comunicado publicado na quarta-feira (30), a NASA declarou que o trabalho deve continuar por mais seis semanas. Mais de dois meses se passaram desde o incidente. 

“A modelagem da equipe indica que as condições de iluminação de maio à metade de junho são favoráveis para oferecer luz solar suficiente para os painéis solares da sonda, recarregando suas baterias até o nível operacional e potencialmente conseguir retomar o comando dela”, escreveram os oficiais da agência espacial. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Lunar Trailblazer

Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, a Lunar Trailblazer é uma sonda desenhada para determinar onde há água e gelo na Lua a partir da órbita em nosso satélite natural. A espaçonave foi lançada por um foguete Falcon 9, da SpaceX, prometendo coletar dados valiosos para futuras missões espaciais tripuladas por lá. 

Pouco após a espaçonave ser liberada, a equipe da missão revelou que ela apresentou rotação lenta e que suas reservas de energia estavam chegando ao fim — como não ficou na orientação correta, a espaçonave não pôde coletar luz solar suficiente para carregar suas baterias. 

Por outro lado, a equipe da missão sabe que o sucesso do procedimento não é garantido. Os cientistas sabem a localização da espaçonave devido a instrumentos de monitoramento em solo, e se conseguirem o contato com ela, ainda vai ser necessário realizar uma análise para avaliarem se vai ser possível a missão continuar.

“Se nenhum sinal for recebido até o fim do período, a NASA vai começar o trabalho de encerramento da missão”, observaram no comunicado. 

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular 

Continua após a publicidade

Fonte: NASA