NASA adia retorno dos astronautas da Starliner à Terra em 2025
Por Danielle Cassita |

Vai demorar mais um pouco para Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da NASA, voltarem à Terra. Na terça (17), a NASA anunciou que a missão Crew-10, que vai ser a “carona” deles para casa, não deve ser lançada antes de março; antes, o cronograma indicava que o lançamento seria em fevereiro.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Tragédias espaciais: os 10 maiores acidentes de todos os tempos
- Astronautas teriam voltado em segurança na Starliner, diz NASA
Segundo a agência espacial, “a mudança permite que as equipes da NASA e da SpaceX tenham tempo para terminar o processamento de uma nova nave Dragon para a missão”. Como Wilmore e Williams chegaram à ISS em junho, a mudança significa que eles devem passar mais de nove meses em órbita.
Eles viajaram ao laboratório orbital a bordo da nave Starliner, da Boeing, naquele que foi o primeiro voo tripulado do veículo. Entretanto, a Starliner apresentou uma série de anomalias em seu sistema de propulsão, levando a NASA a mudar os planos para a dupla.
Após semanas de testes, a agência espacial norte-americana decidiu que era mais seguro que a Starliner voltasse à Terra vazia, e que a dupla voltasse à Terra na Crew Dragon usada na missão Crew-9 — e a ideia original era que os dois astronautas da Crew-9 acompanhassem Wilmore e Williams de volta em fevereiro de 2025.
O anúncio da NASA indica que ambas as tripulações vão permanecer em órbita para o período de transferência do comando do laboratório orbital. Segundo o comunicado da NASA, Butch e Sunita devem voltar com os astronautas da Crew-9 no dia seguinte após a chegada da Crew-10 à ISS.
Leia também:
Como é a rotina dos astronautas "presos" na ISS após problemas na nave Starliner
Astronauta ouviu barulho estranho vindo da cápsula Starliner
Vídeo: Como tirar foto da Lua?
Fonte: NASA