Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Não são OVNIs! Satélites Starlink aparecem no céu brasileiro deste domingo (10)

Por| 10 de Maio de 2020 às 19h52

Link copiado!

Samuel Lopes
Samuel Lopes
Tudo sobre SpaceX

O número de satélites Starlink lançados pela SpaceXjá é de mais de 420 — por enquanto. O projeto tem autorização para lançar 30 mil unidades, mas esse número pode subir para 42 mil, de acordo com os planos da empresa de Elon Musk. Com isso, o objetivo é fornecer internet banda larga de alta velocidade e baixa latência a todo o planeta, incluindo áreas remotas onde, hoje, não há esse tipo de conexão. Contudo, as centenas de satélites já lançados vêm causando bastante controvérsia no meio científico, pois sua reflexividade faz com que os objetos apareçam no céu noturno, prejudicando observações astronômicas. Por isso, a empresa recentemente anunciou novas medidas que testará, a partir do lançamento de junho deste ano, para resolver o problema.

Mas, se deixarmos essa polêmica de lado, podemos focar no outro lado do brilho dos Starlink, que é a admiração das pessoas que veem suas passagens no céu noturno. No mês passado, inclusive, nós publicamos uma matéria com fotos sensacionais que astrofotógrafos brasileiros divulgaram nas redes sociais, justamente mostrando a passagem dos Starlink por aqui. E, neste domingo (10) de Dia das Mães, aconteceu de novo: muita gente relatou, também nas redes sociais, ter visto dezenas dos satélites de Elon Musk sobrevoando o céu noturno brasileiro.

Então, se você também viu pontos brilhantes se movimentando de maneira incomum pelo céu, mantenha a calma, pois não são OVNIs! São apenas os satélites Starlink que ainda refletem luz solar o suficiente para serem avistados a olho nu.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade