Brasileiros fotografam satélites Starlink passando no céu noturno

Por Patrícia Gnipper | 11 de Abril de 2020 às 18h00
Tiago Ramires Domezi
Tudo sobre

SpaceX

Saiba tudo sobre SpaceX

Ver mais

Nos últimos dias, satélites Starlink passaram pelo céu brasileiro. Astrofotógrafos e entusiastas de diversas regiões do país compartilharam, nas redes sociais, fotos do céu noturno com as trilhas deixadas pelos satélites em exposições de longa exposição.

Por um lado, as imagens são belas, sem dúvidas. Por outro, no entanto, é preciso lembrar que a atual constelação de satélites Starlink já atrapalha observações astronômicas. É que, enquanto passam acima das lentes de telescópios, os satélites prejudicam as observações — e isso rendeu até mesmo um alerta oficial da União Astronômica Internacional. Até a busca por asteroides potencialmente perigosos para a Terra pode ser prejudicada por conta dessa enorme quantidade de novos satélites em órbita em tão pouco tempo.

A SpaceX tem uma autorização inicial de lançar até 30 mil unidades, mas prevê um total que pode chegar a 42 mil satélites. Por enquanto, o projeto já colocou cerca de 360 unidades ao redor do planeta.

Veja, na galeria abaixo, algumas das imagens que o Canaltech selecionou, mostrando trilhas de satélites Starlink observadas por astrofotógrafos no final desta semana:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.