Ax-4 | SpaceX lança 4ª missão privada da Axiom Space à ISS nesta terça (10)
Por Danielle Cassita |

A missão Ax-4 deve ser lançada à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira (10) a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 9h22 no horário de Brasília. Esta é a quarta missão privada da Axiom Space com destino ao laboratório orbital e, antes, seria lançada no domingo (8). O motivo da mudança do cronograma não foi revelado.
- Exploração espacial: 5 missões que você não pode perder em 2025
- Prada e Axiom Space revelam trajes que astronautas vão usar na Lua
A Axiom Space anunciou a alteração em uma publicação no X, antigo Twitter. Esta é a segunda mudança na data do lançamento da Ax-4 nas últimas semanas — originalmente, a missão seria lançada em 29 de maio, mas foi adiada para junho devido a ajustes no cronograma da ISS.
A tripulação da Ax-4 conta com Peggy Whitson como comandante. Ex-astronauta da NASA, Whitson se aposentou em 2018 e atualmente guarda o recorde de estadia mais longa no espaço já alcançada por um norte-americano.
Além dela, a missão conta também com o indiano Shubhanshu Shukla, que vai servir como piloto, além de Sławosz Uznański, polonês que vai atuar como especialista da missão. Finalmente, o húngaro Tibor Kapu vai ser o outro especialista. Esta missão vai marcar a primeira vez na história em que o laboratório orbital recebe tripulantes da Hungria, Índia e Polônia.
O quarteto vai à estação com uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX, e deve passar cerca de duas semanas por lá, conduzindo dezenas de experimentos científicos durante a estadia. Após o fim da missão, eles vão voltar para a Terra a bordo da espaçonave, descendo às águas do Pacífico.
Leia também:
1º centro de treinamento espacial privado do mundo será inaugurado em 2026
NASA muda regras para futuras missões espaciais privadas na ISS
Vídeo: Starlink como funciona?