Missão chinesa Tianwen-1 deve ser lançada rumo a Marte em julho desde ano

Missão chinesa Tianwen-1 deve ser lançada rumo a Marte em julho desde ano

Por Daniele Cavalcante | 25 de Maio de 2020 às 17h10
CNSA

A China confirmou que o lançamento da Tianwen-1, missão que visa enviar um robô à superfície de Marte, está prevista para julho deste ano. Esse projeto faz parte de uma série de missões que o país está realizando em seu programa espacial, que inclui enviar taikonautas à Lua e inaugurar uma estação espacial até 2022.

Em abril, a China já havia revelado o logotipo da missão Tianwan, palavra retirada de uma poesia clássica chinesa, que pode ser traduzida como “as perguntas celestiais” ou “perguntas ao céu”. Agora, a Corporação Aeroespacial de Ciência e Tecnologia da China (CASC) confirmou que o lançamento pode acontecer em julho.

De acordo com um comunicado da CASC divulgado no domingo (24), "este grande projeto está progredindo conforme o planejado e estamos programando um lançamento em julho". Se tudo correr bem, a missão robótica chegará a Marte em fevereiro de 2021 e, após alguns meses, tentará implantar um satélite na órbita, enquanto um rover pousará na superfície do Planeta Vermelho.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para levar o rover ao solo, o módulo de pouso usará paraquedas e airbags, tendo como alvo a região de Utopia Planitia, a maior bacia de impacto conhecida em Marte. Ela tem um diâmetro de aproximadamente 3300 km e foi explorada pela sonda Viking 2, que pousou por lá em 1976. O rover chinês ainda deve receber seu próprio nome em breve e foi desenvolvido para operar por pelo menos três meses terrestres.

A Tianwen-1 tentará estudar a composição da atmosfera marciana, suas paisagens e características magnéticas e geológicas. Além disso, buscará por sinais de vida antiga em Marte.

Fonte: Phys.org

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.