Meteoros iluminaram o céu de vários estados do Brasil nesta semana; veja imagens
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

Meteoros brilharam no céu de diferentes cidades dos estados de Alagoas, Sergipe, Paraná e Santa Catarina desde o início desta semana. Os fenômenos foram registrados em Maceió, Aracaju, Foz do Iguaçu e outras localidades, e mostram o breve brilho causado pela passagem dos objetos na atmosfera da Terra.
- Qual a diferença entre meteoro, meteorito, meteoroide, asteroide e cometa?
- Meteorito que caiu em MG veio de Vesta, um dos maiores asteroides conhecidos
Um dos meteoros foi registrado na noite de terça-feira (5) pelas câmeras do Clima ao Vivo. As imagens foram capturadas em Aracaju, Estância e Grancho Cardoso, cidades de Sergipe, e em Maceió, no estado de Alagoas. Nelas, é possível observar um rastro luminoso iluminando o céu por alguns segundos, até que desaparece.
Confira:
Não há informações sobre as dimensões do meteoro, mas é possível que se trate de um objeto pequeno. Popularmente conhecidos como “estrelas cadentes”, os meteoros ocorrem durante a passagem de pedacinhos de cometas, asteroides e outros objetos pela atmosfera terrestre.
“Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro”, explica Marcelo Zurita, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).
Meteoro no sul do Brasil
Outro meteoro foi registrado em cidades da região sul do país na noite desta segunda-feira (4). Câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon capturaram imagens do fenômeno no céu de Foz do Iguaçu, no Paraná, e em Monte Castelo, no estado de Santa Catarina.
Veja abaixo:
Jocimar Souza conseguiu registrar o fenômeno em Monte Castelo por volta das 21h26, no horário de Brasília. “A estimativa é de que tenha ocorrido a centenas de quilômetros de distância de Monte Castelo, sobre o Paraguai”, contou ao Canaltech.
Abaixo, você confere o registro capturado por ele:
Ele observou que, do ponto de vista de quem estava na cidade, o meteoro foi visto na direção oeste abaixo da constelação popularmente conhecida como "Três Marias", que forma o cinturão de Órion.
Às vezes, pode acontecer de o meteoro alcançar brilho semelhante ao de Vênus no céu noturno ou durante o amanhecer; quando isso acontece, o objeto recebe o nome de “bola de fogo”. Por outro lado, quando a bola de fogo explode com uma grande emissão luminosa e acaba fragmentada, recebe o nome “bólido”.
Já na noite de terça-feira (5), um meteoro bola de fogo (ou "fireball") brilhou no céu de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A passagem do objeto foi registrada pelo Observatório Espacial Heller & Jung após relatos de um observador em Tramandaí, município a aproximadamente 130 km da capital gaúcha.
Confira:
O brilho deixado pela passagem do objeto na atmosfera não durou mais que alguns segundos, e foi extinto a 40 km de altitude. Segundo informações do observatório, o meteoro atravessou o céu às 20h47, na região sul de Porto Alegre.
Dr. Carlos Fernando Jung, professor do observatório, explicou que a origem do objeto é desconhecida. "Não foi possível identificar a qual corpo celeste o fragmento pertencia, podendo fazer parte de algum asteroide ou cometa ainda desconhecido", disse.