Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Meteoro cruza o céu da Noruega e chama atenção com forte brilho e estrondo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Julho de 2021 às 17h00

Link copiado!

Norwegian Meteor Network
Norwegian Meteor Network

Na madrugada deste domingo (25), um grande e brilhante meteoro cruzou o céu da Noruega, iluminando o sudeste do país com uma poderosa explosão segundos após surgir na atmosfera, além de ter sido avistado em boa parte da Escandinávia. Um bólido, como é chamado este tipo de fenômeno, não é raro, mas especialistas dizem que o grande tamanho deste é incomum.

Ao longo daquele mesmo dia, a Norwegian Meteor Network analisou inúmeros registros em fotos e vídeos para determinar a origem do meteoro e onde teria caído. O pedaço de rocha espacial apareceu pela primeira vez a cerca de 90 km de altitude, ao norte da capital do país, Oslo.

Continua após a publicidade

Durante cinco minutos, a bola de fogo percorreu o céu em ao sudeste antes de se desfragmentar em uma grande explosão, 23 km acima do solo. Estima-se que alguns meteoritos (ou seja, pedaços "sobreviventes" da rocha original) tenham caído no chão, na região de Finnemarka, mas, segundo a Norwegian Meteor Network, o caminho exato é difícil de se determinar por conta das condições naturais, como o vento.

Quando um fragmento de rocha espacial adentra a atmosfera terrestre, ele se queima por conta do atrito com o ar durante a queda, dando origem à explosão, no chamado meteoro. Já um pedaço maior consegue atravessar a atmosfera enquanto se queima, com brilho intenso acompanhado de um estrondo — o que chamamos bólido —, e normalmente explode antes de atingir o solo.

Avistamentos de meteoros assim não são incomuns pela Noruega — e a Norwegian Meteor Network segue monitorando continuamente os céus do país.

Continua após a publicidade

Fonte: Phys.org, Norwegian Meteor Network