Publicidade

Meteoro cruza céu do Nordeste e promove clarão surpreendente

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/X
Reprodução/X

Na madrugada deste sábado (13), um meteoro surpreendeu o público do nordeste ao cruzar o céu e transformar a noite em dia. O fenômeno foi capturado e compartilhado por vários usuários nas redes sociais, e ainda serviu como cenário para o show da cantora Simone Mendes.

A queda do meteoro foi relatada em vários locais do nordeste, como Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia. Conforme os relatos, o fenômeno aconteceu em torno de 00h10 e durou poucos segundos.

De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o meteoro é um bólido. Isso significa que ele é grande e brilhante.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Registros do meteoro

Nas redes, as pessoas mostraram uma mescla de surpresa e admiração com a queda de meteoro que enfeitou o céu da madrugada:

"Que coisa mágica esse meteoro que passou no Piauí! Amando ver os registros", escreveu uma usuária, ao compartilhar um dos vídeos:

Em outro registro, podemos ver o clarão provocado pelo meteoro:

O fenômeno também foi visto no show da cantora Simone Mendes, no Tamboril, no Ceará. A plateia vibrou quando o meteoro cruzou o céu bem atrás da artista. Confira:

Continua após a publicidade

Meteoro Bólido

Segundo a NASA, meteoros e meteoritos são frequentemente chamados de “estrelas cadentes”: luzes brilhantes riscando o céu. Mas chamamos os mesmos objetos por nomes diferentes, dependendo de onde eles estão localizados.

Chamamos de meteoroides quando as rochas ainda estão no espaço. Os meteoroides variam em tamanho, de grãos de poeira a pequenos asteroides.

"Quando meteoroides entram na atmosfera da Terra (ou de outro planeta, como Marte) em alta velocidade e queimam, as bolas de fogo ou “estrelas cadentes” são chamadas de meteoros", diz a agência espacial.  Já quando um meteoroide sobrevive a uma viagem pela atmosfera e atinge o solo, ele é chamado de meteorito.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, não tem como fingir costume quando o assunto é meteoro: sempre que acontece, o fenômeno atrai olhares e viraliza nas redes sociais. O caso mais recente foi o meteoro em Portugal, que gerou imagens incríveis.

Fonte: Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), NASA