Publicidade

Meteoro ilumina céu de Portugal e gera registros incríveis; assista

Por| 19 de Maio de 2024 às 09h46

Link copiado!

Reprodução/X
Reprodução/X

Um meteoro atravessou o céu de Portugal no fim da noite deste sábado (18) e gerou um festival de imagens incríveis nas redes sociais com registros do clarão. A Proteção Civil portuguesa realizou buscas durante a madrugada, mas não encontrou sinais do detrito espacial — a principal expectativa é de que ele tenha caído no Oceano Atlântico.

A queda do meteoro pôde ser vista no norte do país e também em algumas regiões da Espanha. Ao site do jornal El País, o astrônomo Josep María Trigo comentou que se trata “de uma pedra que pode ter cerca de 20 ou 30 centímetros e tocou a atmosfera [terrestre] em uma trajetória bastante rasante”.

Registros do meteoro em Portugal

Continua após a publicidade

Nas redes sociais, muitos vídeos mostram o momento exato em que o meteoro explode no céu português, com registros que se assemelham com a chegada de Thor à Terra em algum filme da Marvel.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O perfil da organização espanhola Rede de Investigação sobre Bólidos e Meteoritos (SPMN) publicou no X (antigo Twitter) um GIF em que mostra imagens do evento registrado às 22h46 (horário local).

Continua após a publicidade

Segundo o site português SIC Notícias, a Agência Espacial Portuguesa esteve em contato com a ESA (Agência Espacial Europeia) e os dados do monitoramento da queda permitem concluir que meteoro caiu no Atlântico.

Fonte: SIC, El País