Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Meteoro brilha no céu de SP e outros estados no domingo (6)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Agosto de 2023 às 13h44

Link copiado!

J. J. de Souza/Estação de monit. de Monte Castelo/BRAMON
J. J. de Souza/Estação de monit. de Monte Castelo/BRAMON

Um meteoro brilhou no céu de cidades dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná no domingo (6). De acordo com relatos de moradores que testemunharam o fenômeno, o objeto surgiu por volta das 21h e parece ter explodido, causando breves tremores de terra.

Segundo os relatos, o objeto foi observado em Canitar, Campos Gerais, Palotina e Cianorte, entre outras. Além disso, observadores descreveram também que o meteoro parece ter causado um som forte após sua explosão.

Continua após a publicidade

Jocimar Souza, astrônomo amador que administra a estação da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) na cidade de Monte Castelo, em Santa Catarina, capturou as imagens abaixo, que mostram a passagem do objeto por volta das 21h.

A BRAMON explica que as análises preliminares das imagens já obtidas indicam que o objeto entrou na atmosfera na região do Paraná. "[O meteoro] seguiu a 65,9 mil km/h, percorrendo 86,8 km em 4,7 segundos, e desapareceu a 23 km de altitude sobre Sapopema/PR", escreveram em uma publicação.

Continua após a publicidade

Eduardo Santiago, cofundador do projeto EXOSS, explica que as imagens indicam que o objeto que causou o brilho pode pesar mais de 1 kg. Ele conta que o meteoro foi causado por um pedaço de rocha, que sobrou desde o período em que o Sol nasceu e os planetas se formaram.

Popularmente conhecidos como estrelas cadentes, os meteoros são rastros brilhantes deixados por objetos que atravessam a atmosfera da Terra. Durante a viagem, a fricção com o ar faz com que estes objetos sejam aquecidos, tornando brilhantes os gases ao redor deles.

Às vezes, os meteoros são tão brilhantes que podem até ser vistos durante o dia. Se tiverem o mesmo brilho de Vênus, o segundo objeto mais brilhante do céu noturno, o meteoro passa a ser chamado de bola de fogo. Caso o objeto exploda ao fim de sua queda à superfície e cause um forte som, ele recebe o nome de bólido.

Fonte: G1