Publicidade

Meteoro brilha junto de avião no céu do Rio Grande do Sul

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Observatório Heller & Jung/Divulgação
Observatório Heller & Jung/Divulgação

Um meteoro brilhou no céu de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, na noite de quinta (25). O objeto deixou um rastro luminoso durante sua passagem, registrado junto de um avião comercial que voava pela região naquele momento com destino a Lisboa, em Portugal.

A passagem do meteoro foi registrada pelo observatório Heller & Jung, a 80 km de Porto Alegre. No vídeo abaixo, o avião aparece no lado esquerdo, e o meteoro, no lado direito:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Carlos Fernando Jung, professor responsável pelo observatório, explica que pode até parecer que ambos estavam próximos, mas é apenas impressão. "O airbus da TAP estava a uma altitude de quatro quilômetros e 900 metros. E o meteoro, a uma altitude de 30 km, uma distância de cerca de 25 km” disse ele, ao G1.

Os meteoros ocorrem quando objetos, como fragmentos de cometas e asteroides, entram na atmosfera da Terra a alta velocidade. Durante a passagem, o atrito com os gases atmosféricos faz com que queimem e emitam belos rastros luminosos, como apareceu no vídeo acima.

A maioria dos meteoros é pequena, com tamanho parecido com o de um grão de areia. Segundo o professor, o meteoro observado em Tramandaí pertence a algum asteroide ou cometa que, por enquanto, é desconhecido.

Fonte: G1