Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Meteoro "bola de fogo" iluminou o céu do Reino Unido neste domingo (28)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Março de 2021 às 14h45

Link copiado!

Reprodução/U.K. Meteor Network
Reprodução/U.K. Meteor Network

Na noite deste último domingo (28), um meteoro brilhou pelo céu de diversas cidades do Reino Unido e impressionou quem conseguiu observar o fenômeno, que ocorreu por volta das 22h. A passagem da rocha durou aproximadamente sete segundos e pôde ser observada por câmeras de segurança nas casas de moradores das cidades de Manchester, Cardiff, Honiton, Bath, Midsomer Norton e Milton Keynes.

Segundo informações do UK Meteor Network, grupo de astrônomos amadores que usam câmeras para registrar passagens de meteoros, foram enviadas cerca de 800 notificações de pessoas que registraram a passagem do meteoro em câmeras de suas casas. Alguns usuários em redes sociais publicaram ter ouvido um som forte durante a passagem da rocha, que ocorre quando um objeto relativamente grande passa pela Terra em alta velocidade e se rompe. Outro usuário relatou uma grande emissão de luz, seguida de um rastro de faíscas alaranjadas.

Confira a passagem do meteoro:

Continua após a publicidade

O grupo explica que o meteoro em questão era uma bola de fogo. Os meteoros ocorrem quando objetos espaciais entram na atmosfera da Terra e se queimam devido ao atrito, emitindo brilho — às vezes, eles podem ser bem brilhantes e podem ser vistos até durante o dia, e recebem o apelido de "bola de fogo". Segundo informações da American Meteor Society (AMS), as bolas de fogo costumam ter magnitude de -4, o que indica um brilho semelhante ao de Vênus durante à noite. Para comparação, a Lua cheia tem magnitude de -12,6, enquanto o Sol chega à magnitude de -26,7.

Richard Kacerek, co-fundador do U.K. Meteor Network, considera que o objeto seja um pedaço de cometa ou asteroide que atingiu a atmosfera. Kacerek disse que o objeto pareceu se mover lentamente, e que foi possível observar alguns fragmentos caindo durante a segunda metade do voo — o que significa boas chances de haver meteoritos no solo.

A Dra. Ashley King, pesquisadora que trabalha no Museu de História Natural, observou vídeos do meteoro e estimou que o objeto se movia à velocidade de quase 50 mil km/h, que seria rápida demais para se tratar de algum velho foguete ou satélite. Além disso, o grupo reconstituiu a órbita do objeto em torno do Sol, como a de um asteroide: “este pedaço de asteroide em particular passou a maior parte da órbita entre Marte e Júpiter, e se aproximou algumas vezes do Sol mais do que a Terra”, disse ela.

Continua após a publicidade

Fonte: UK Meteor Network, The Guardian, NY Times