Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mais de 4,4 bilhões de galáxias são mapeadas por poderoso radiotelescópio

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Fevereiro de 2022 às 17h21

Link copiado!

Ian Roberts
Ian Roberts

Mais de 4,4 bilhões de galáxias foram observadas pelo Low Frequency Array (LOFAR), o radiotelescópio mais poderoso do mundo atualmente. O LOFAR mapeou cerca de um quarto do hemisfério celestial norte, revelando diversos inéditos como buracos negros supermassivos e estrelas recém-nascidas.

A maior parte dos objetos mapeados pelo LOFAR estão localizados a bilhões de anos-luz de distância da Terra. Além de buracos negros supermassivos e novas estrelas crescendo rapidamente, estão objetos raros, como distantes grupos de galáxias em colisão, além de estrelas da própria Via Láctea.

Continua após a publicidade

A equipe internacional de astrônomos, chamada ASTRON, implantou uma série de algoritmos de processamento de dados de última geração em computadores de toda a Europa. Ao todo, foram 3.500 horas de observação processadas — um volume de informações que caberia em 20.000 computadores.

Este é maior conjunto de dados já obtido pelo LOFAR, o qual revela pelo menos 1 milhão de objetos celestes jamais vistos por qualquer telescópio, bem como quase 4 milhões de observações inéditas em ondas de rádio. Ainda assim, o mapa representa apenas 27% de toda a pesquisa.

Os pesquisadores esperam que estudos posteriores avancem mais nas descobertas, utilizando técnicas que detalhem melhor esses objetos. O mapa ajudará a entender diversos fenômenos do cosmos, como poderosas emissões de rádio, a evolução de buracos negros, estrelas e galáxias.

Continua após a publicidade

Segundo os pesquisadores, esses dados significam um grande avanço na astrofísica, pois abrangem uma ampla gama de sinais para pesquisas. O estudo foi apresentado no periódico Astronomy & Astrophysics.

Fonte: Astronomy & Astrophysics, Via Phys.org