Maior avião do mundo completa 7º teste de voo e alcança recorde de altitude

Maior avião do mundo completa 7º teste de voo e alcança recorde de altitude

Por Wyllian Torres | Editado por Rafael Rigues | 20 de Junho de 2022 às 12h00
Stratolaunch

A plataforma de lançamento Roc, da Stratolaunch, completou seu sétimo voo de teste no dia 16 de junho, a partir do deserto de Mojave, na Califórnia. Em nota, a empresa informou que a aeronave, a maior do mundo em termos de envergadura, voou durante 3 horas e atingiu um novo recorde de altitude.

O Roc, que em breve será usado para transportar aeronaves hipersônicas desenvolvidas pela própria Stratolaunch, atingiu uma altitude de 8.200 metros. O sétimo teste serviu para continuar a expansão do “envelope de voo” da aeronave, como a adição de um pilão na asa central

O pilão é o ponto de fixação para os veículos hipersônicos que serão transportados pelo Roc. Há mais de uma semana a empresa realizou o sexto teste de voo com a nave, mas a operação terminou antes do tempo por conta de “resultados inesperados”, que não foram detalhados pela Stratolaunch.

O Roc tem uma envergadura de 117 metros, e foi desenvolvido para levar cargas a grande altitude. Entre elas, está o Talon-A, um protótipo de veículo supersônico de 8,5 metros de comprimento também desenvolvido pela Stratolaunch, projetado para atingir uma velocidade de até seis vezes a velocidade do som (Mach 6).

A empresa continua o desenvolvimento do Talon-A com a esperança de realizar voos operacionais já em 2023. Além disto, a Stratolaunch tem avançado na integração do sistema do primeiro veículo de teste de voo hipersônico, TA-1, e na produção de um terceiro veículo, o TA-2 — o primeiro reutilizável.

Fonte: PR Newswire, Via Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.