Publicidade

Maior avião do mundo levanta voo e impressiona; veja como foi

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Janeiro de 2022 às 15h20

Link copiado!

Divulgação/Stratolaunch
Divulgação/Stratolaunch

O Roc, maior avião do mundo em termos de envergadura de asa, concluiu mais um voo de teste e se prepara para trabalhar oficialmente nos próximos anos. O exercício foi feito sobre o deserto de Mojave, na Califórnia/EUA, e se aproximou bastante do que essa aeronave vai realizar em um futuro próximo.

Segundo a Scaled Composities Stratolaunch, empresa responsável pelo Roc, o monstro de 117 metros de envergadura chegou a voar em um teto operacional de 7.160 metros e a uma velocidade de 346 km/h. Mesmo que tenha sido "devagar e baixo", esse teste foi de suma importância para a aferição do comportamento do veículo.

Quando pronto e 100% testado, o Roc atingirá altitudes de mais de 10 mil metros, ideal para o lançamento de aeronaves hipersônicas, como o Talon TA-0, também de fabricação da Stratolaunch. Esse movimento precisa ser feito devido à necessidade operacional de modelos com essa capacidade de velocidade.

Continua após a publicidade

Para atingir esses números e feitos de engenharia, a Stratolaunch precisou de seis Pratt & Whitney PW4000, todos retirados de Boeings 747 inutilizados. Além da motorização, os dois cockpits presentes no corpo do avião também foram retirados do gigante da Boeing.

A próxima fase de testes com o Roc deve ser já com aeronaves hipersônicas acopladas. O prognóstico é de que isso aconteça ainda em 2022.

Continua após a publicidade

Fonte: Aero Magazine