Publicidade

Lua do Cervo atinge pico nesta quinta (10); veja por que só chamam assim nos EUA

Por  |  • 

Compartilhe:
Flickr/SHYCITYNikon
Flickr/SHYCITYNikon

O céu será iluminado na noite desta quinta-feira (10) por uma lua cheia conhecida como Lua do Cervo. A denominação está diretamente relacionada à fauna dos Estados Unidos.

Isso porque o fenômeno recebe esse nome por marcar o início do período em que os cervos machos começam a desenvolver seus chifres. Esses animais fazem parte da fauna nativa norte-americana, sendo encontrados em diversas regiões do país.

No Brasil, o pico de luminosidade da Lua nesta quinta-feira ocorrerá por volta das 17h30. Contudo, o melhor momento para visualizar a lua cheia será no início da noite, em locais com pouca iluminação artificial e baixos níveis de poluição. Um binóculo simples já será o suficiente para observar os detalhes da Lua do Cervo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Lua cheia com diversos apelidos

A lua cheia de julho também é chamada de Lua do Veado ou Lua do Trovão, sobretudo nos países do hemisfério norte, onde tempestades de verão costumam coincidir com essa fase lunar.

Em alguns países europeus, ela é conhecida como Lua do Feno, pois aparece no céu na mesma época em que os fazendeiros recolhem a ração animal após a colheita de julho.

Curiosidades sobre a lua cheia

O fenômeno da lua cheia ocorre quando a Terra se posiciona exatamente entre o Sol e a Lua, permitindo que toda a face visível do satélite natural seja iluminada do ponto de vista dos observadores na Terra. Isso significa que não há grandes sombras projetadas na superfície lunar durante essa fase.

Mesmo sem longas sombras, a lua cheia é sempre uma boa oportunidade para observar formações como as extensões escuras dos mares lunares — vastas planícies formadas por antigos fluxos de lava — e os raios de ejeção, que são faixas brilhantes de material lançadas por impactos de meteoros.

Continua após a publicidade

Outra curiosidade é que a trajetória noturna da lua cheia imita o caminho que o Sol percorreu seis meses antes — ou que percorrerá daqui a seis meses. Assim, a Lua do Cervo seguirá, no céu noturno, a trajetória solar de janeiro deste ano.

Leia mais: 

VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA

Continua após a publicidade

Fonte: Space; EarthSky; Royal Museums Greenwich