Lua chega ao perigeu nesta terça-feira (21); entenda o que é
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Nesta terça-feira (21), a Lua vai alcançar o perigeu, ou seja, vai chegar à proximidade máxima da Terra. Quando isso acontece, nosso satélite natural parece ficar um pouco maior e mais brilhante no céu.
- Céu de novembro | Chuvas de meteoros são destaques do mês
- 3 efeitos que as fases da Lua parecem causar nos humanos
Ela vai alcançar o perigeu às 18h01 no horário de Brasília, ficando a 369.818 quilômetros do nosso planeta. Para comparação, considere que a distância média entre a Terra e a Lua é de 384.400 km, suficiente para encaixar 30 planetas Terra entre ambas.
Talvez você esteja se perguntando se a maior proximidade entre a Terra e nosso satélite natural significa que hoje vai acontecer uma superlua, e a resposta é não. O nome superlua não é um termo científico, mas sim apelido dado quando ela chega ao perigeu durante a fase cheia ou nova — no caso de hoje, ela vai estar na fase crescente. Além disso, a última superlua de 2023 aconteceu em setembro.
Mesmo assim, vale a pena continuar de olho no céu. No dia 24 de novembro, a Lua e Júpiter vão estar em conjunção, parecendo bem próximos um do outro em nossa perspectiva. Os astros vão estar visíveis por volta das 21h no horário de Brasília.
A órbita da Lua
Para entender melhor o perigeu, é importante lembrar que a Lua orbita a Terra em uma trajetória que é elíptica (oval), ou seja, não segue um círculo perfeito. Por isso, ora ela se distancia, ora se aproxima de nós.
Quando a Lua está mais próxima da Terra, dizemos que chegou ao perigeu; quando está mais distante, alcançou o apogeu. Depois de chegar ao perigeu hoje, a Lua vai estar no apogeu em 4 de dezembro.
Fonte: Time and Date