Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo lote de satélites Starlink é lançado e constelação ultrapassa 700 unidades

Por| 03 de Setembro de 2020 às 15h00

Link copiado!

John Kraus Photos/Supercluster
John Kraus Photos/Supercluster
Tudo sobre SpaceX

O foguete Falcon 9, da SpaceX, finalmente conseguiu enviar o novo lote de satélites Starlink à órbita terrestre. O lançamento, que deveria ter ocorrido no último domingo (30), foi adiado duas vezes por conta de condições climáticas desfavoráveis. As novas 60 unidades de satélites decolaram às 9h46 (horário de Brasília) desta quinta-feira (3).

Esta foi a primeira missão Starlink do mês e a 16ª de 2020. O lançamento aconteceu no Kennedy Space Center, da NASA, que fica na Flórida, e a SpaceX conseguiu recuperar com sucesso o primeiro estágio do foguete, que pousou tranquilamente no barco autônomo “Of Course I Still Love You”, cerca de 9 minutos depois.

Continua após a publicidade

Batizado internamente como B1060, o booster do primeiro estágio usado neste lançamento é relativamente novo. Ele voou pela primeira vez há pouco mais de dois meses, ao enviar o satélite GPS III para a Força Espacial dos Estados Unidos, e continuará sendo usado, já que conseguiu pousar no barco com sucesso e agora será recuperado para reutilização.

Ainda sobre o primeiro estágio, o pouso de hoje foi um novo marco importante para a SpaceX. É que esta foi a 60ª vez que a empresa consegue recuperar essa parte do Falcon 9, uma conquista fundamental para o modelo de negócios que reutiliza partes do foguete para reduzir os custos de cada missão.

Com os novos 60 satélites lançados hoje, a SpaceX soma 12 missões Starlink e mais de 700 unidades de transmissão de internet orbitando o planeta. Essa quantidade já é o suficiente para que o serviço de banda larga comece a ser implantado, de acordo com Elon Musk, CEO da empresa. Em julho, a SpaceX começou a pedir que os interessados em testar a novidade fornecessem seus endereços, permitindo assim que os moradores de locais cobertos pelo serviço na primeira fase fossem avisados assim que os testes forem iniciados.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com