SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Local de pouso do Ingenuity recebe nome em homenagem a obra de Tolkien

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Fevereiro de 2024 às 15h46

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/ASU
NASA/JPL-Caltech/ASU

O helicóptero Ingenuity encerrou sua missão em um local para lá de especial. Após seu 72º voo, a aeronave pousou na região agora chamada de Valinor Hills (ou "Colinas Vallinor", em tradução literal), nome escolhido pela equipe do helicóptero em homenagem à obra do autor J.R.R. Tolkien. 

“A equipe do Ingenuity chamou de Valinor Hills o local onde o helicóptero completou seu voo final, com base na localização fictícia das novelas de fantasia de J. R. R. Tolkien, que incluem a trilogia 'O Senhor dos Anéis'”, escreveram os oficiais da NASA em um comunicado. 

Continua após a publicidade

Valinor faz parte das Terras Imortais, local frequentemente citado no universo de Tolkien. A principal referência a Valinor aparece no fim de O Senhor dos Anéis, quando o local se torna um refúgio para alguns dos personagens principais após a jornada para destruir um poderoso anel que ameaçava o universo. 

O nome não é oficial, mas sim um apelido que vai ajudar os engenheiros da NASA a navegar pelo local. Além disso, ele é bastante adequado para descrever o local final ocupado pelo Ingenuity no Planeta Vermelho.

Missão do helicóptero Ingenuity

Foi em 2021 que a pequena aeronave pousou em Marte presa ao rover Perseverance. O esperado era que ele completasse apenas cinco voos em sua missão primária, mas teve tanto sucesso que sua equipe decidiu estendê-la. Assim, o Ingenuity passou a acompanhar o Perseverance, identificando possíveis obstáculos para o rover e ajudando os cientistas a encontrarem as melhores rotas para ele. 

Continua após a publicidade

Em janeiro, o Ingenuity completou seu último voo com danos em suas hélices, que o impediram de voar outra vez. Por outro lado, ele ainda pode transmitir dados para o Perseverance — contanto que este esteja a uma distância adequada para a comunicação entre ambos.

Entretanto, o rover vai continuar priorizando a coleta de amostras de Marte, um dos principais objetivos da sua missão. Isso significa que, em algum momento, ele vai ficar longe demais para receber dados do Ingenuity. 

Fonte: NASA