Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lixo espacial: mais um pedaço de espaçonave da SpaceX é encontrado na Austrália

Por| 23 de Agosto de 2022 às 17h45

Link copiado!

Dotted Yeti/Shutterstock.com
Dotted Yeti/Shutterstock.com
Tudo sobre SpaceX

Está chovendo lixo! Um fazendeiro australiano encontrou mais um pedaço de lixo espacial pertencente a uma espaçonave da SpaceX em sua propriedade. É o quarto destroço encontrado na região de Nova Gales do Sul, na costa leste do país.

Acredita-se que todas as peças sejam parte do compartimento de carga da Crew Dragon usado na missão Crew-1, que levou quatro astronautas à Estação Espacial Internacional em 2020.

Originalmente, dois pedaços foram encontrados em Numbla Vale, próximos a Dalgety. Um deles, com três metros de comprimento, ficou fincado verticalmente no chão, como uma estava. Poucos dias depois, um terceiro fragmento foi descoberto na região, próximo a Jindabyne.

Continua após a publicidade

A nova peça é um painel retangular, encontrado por Jordan Hobbs em sua fazenda de gado em Tumbarumba. “Achei que era lixo e ia jogar fora”, disse ele. “Brincando, dissemos que poderia ser lixo espacial”.

Por curiosidade, Hobbs fez uma pesquisa e descobriu que o fragmento que encontrou era similar aos outros achados na região. Então resolveu contatar Brad Tucker, astrofísico da Universidade Nacional da Austrália, que confirmou a suspeita.

“Por sorte eu uso um chapéu de caubói, mas ando pensando em usar um capacete de moto”, disse o fazendeiro. “Não dormirmos direito na última semana porque não sabemos o que pode atingir o telhado e atravessar ele”, afirmou.

Continua após a publicidade

Segundo Tucker, “é definitivo que temos uma quarta peça confirmada de lixo espacial do bagageiro daquela Crew Dragon da SpaceX”. Os locais onde as peças foram encontradas “formam uma linha perfeita, que também está alinhada com a trajetória da cápsula”.

Ele afirma que mais peças devem ser encontradas. “Haverá mais peças que serão provavelmente encontradas mais ao leste”, disse ele. “Será que elas serão encontradas logo, ou irão ficar por lá durante anos? Ainda não sabemos”, disse.

Como 70% da superfície de nosso planeta é coberta por água, a probabilidade de um pedaço de lixo espacial sobreviver à reentrada, algo que normalmente só acontece com peças de grande porte, e atingir terra firme é pequena.

Mas acontece: em março deste ano um pedaço de um foguete da SpaceX atingiu uma propriedade rural em São Mateus do Sul, no Paraná. Recentemente, um estudo afirmou que há 10% de chances de um pedaço de lixo espacial reentrar nossa atmosfera e atingir alguém na próxima década, caso a indústria espacial não modifique suas práticas de descarte de equipamentos.

Continua após a publicidade

Fonte: ABC News