Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lançamento do telescópio James Webb é adiado outra vez. Veja a nova data

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Dezembro de 2021 às 09h51

Link copiado!

Northrop Grumman/NASA
Northrop Grumman/NASA
Tudo sobre NASA

O lançamento do Telescópio Espacia James Webb foi adiado de novo, desta vez em virtude de problemas de comunicação entre o sistema de lançamento e o observatório. O voo, que aconteceria no dia 22, agora segue previsto para não antes do dia 24 de dezembro.

Na semana passada, o James Webb avançou mais um passo em direção ao seu lançamento ao ser colocado no topo do foguete Ariane 5, que o conduzirá ao espaço a partir da Guiana Francesa. No entanto, a falha entre a comunicação do telescópio com o sistema de lançamento levou a mais um adiamento. A boa notícia é que a data de lançamento segue ainda prevista para este ano, agora na véspera de Natal.

Continua após a publicidade

O James Webb é considerado o sucessor natural do brilhante telescópio espacial Hubble, em operação desde 1990. Mas o novo observatório espacial conseguirá enxergar o espaço além do que o Hubble é capaz.

Após ser lançado, o James Webb viajará em direção ao Ponto de Lagrange 2 (L2), uma espécie de órbita estacionada entre a Terra e o Sol, localizada a 1,5 milhão de km do nosso planeta. Ele levará cerca de um mês para finalmente alcançar sua posição final para, então, iniciar sua missão.

Durante esta jornada, apelidada pela NASA de “29 dias no limite”, o telescópio executará uma série de comandos complexos, como abrir seu protetor solar do tamanho de uma quadra de tênis — parte fundamental para protegê-lo do calor do Sol, de modo a garantir o funcionamento das observações em infravermelho.

Continua após a publicidade

De todo modo, é grande a expectativa por seu lançamento, uma vez que ele poderá enxergar as primeiras estrelas e galáxias do universo, bem como analisar as atmosferas de exoplanetas em busca de bioassinaturas.

Fonte: NASASpace.com