Telescópio James Webb chega à Guiana Francesa para lançamento em dezembro
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Nesta terça-feira (12), o telescópio espacial James Webb finalmente chegou à Guiana Francesa. Foram necessários 16 dias de viagem marítima e, agora, o maior e mais complexo observatório de ciência espacial do mundo será levado para o espaçoporto da Agência Espacial Europeia (ESA), na cidade de Kourou. Lá, ele irá passar por aproximadamente 2 meses de preparação para o lançamento, programado para o dia 18 de dezembro.
- O telescópio espacial James Webb corre o risco de ser saqueado por piratas?
- James Webb: conheça alguns dos primeiros estudos que utilizarão o telescópio
- Telescópio James Webb estudará a composição química dos "berçários" de planetas
Gregory Robinson, diretor do programa James Webb na NASA, comemorou a chegada do telescópio ao local. “Estamos muito animados para poder finalmente enviar o próximo grande observatório ao espaço profundo”, disse ele. “O Webb já cruzou o país e viajou pelo mar. Agora, vai finalmente chegar ao fim de sua jornada via foguete, a mais de 1 milhão de quilômetros da Terra, para capturar imagens incríveis das primeiras galáxias do universo primordial que, com certeza, vão transformar nosso entendimento do nosso lugar no universo”, finalizou.
Confira, abaixo, um pouco de como foi a preparação do telescópio para a viagem:
A última sequência de testes do telescópio foi concluída no fim de agosto, seguida pelos procedimentos para enviá-lo ao local de lançamento. A equipe do James Webb passou quase um mês preparando-o para a viagem em um contêiner customizado e com condições controladas. Já no fim de setembro, o telescópio viajou das instalações da Northrop Grumman até Naval Weapons Station Seal Beach, onde foi carregado ao navio cargueiro MN Colibri ir a Kourou.
O MN Colibri deixou o local no dia 26 de setembro e chegou ao Canal do Panamá no dia 5 de outubro para, assim, seguir viagem até Kourou. Essa jornada representou a última etapa das “aventuras” do James Webb na Terra. O telescópio começou a ser montado em 2013 e, em 2017, foi levado ao Johnson Space Center, em Houston, para passar por testes criogênicos. Já em 2018, o Webb foi à Califórnia, onde passou por três anos de testes rigorosos para garantir que estava pronto para operar no espaço.
Assim que for removido do contêiner de transporte, os engenheiros irão realizar verificações finais das condições do observatório, e ele será configurado para o voo. Nesta etapa, o foguete Ariane 5 será abastecido com propelente para que, posteriormente, o telescópio seja instalado em seu topo para o lançamento.
Quando estiver operacional, o James Webb poderá revelar mais sobre as etapas da história cósmica, incluindo aquelas que ocorreram um pouco depois do Big Bang, e ajudará também na busca por sinais de habitabilidade em meio aos milhares de exoplanetas já descobertos.
Fonte: NASA