Lançamento de satélites de Internet das Coisas é suspenso no último segundo
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

De Portugal*
Nesta quarta (18), a Rocket Lab suspendeu um lançamento do seu foguete Electron no último segundo — literalmente. O veículo iria levar ao espaço cinco satélites de Internet das Coisas da Kinéis, empresa francesa.
O Electron seria lançado das instalações da Rocket Lab na Nova Zelândia às 20h no horário de Brasília. A contagem regressiva para o lançamento chegou ao zero, e os motores no primeiro estágio do foguete foram acionados; pouco depois, eles pararam de funcionar.
Em uma publicação no X, antigo Twitter, a Rocket Lab declarou que a missão exigia um lançamento instantâneo, e que não iriam mais realizar tentativas naquele dia. “A equipe está avaliando oportunidades para a próxima tentativa, e vamos compartilhar mais informações em breve”, acrescentaram.
Segundo a empresa, o computador de voo do foguete suspendeu o lançamento porque um sensor do sistema em solo foi acionado. De qualquer forma, o ocorrido não afetou o Electron, a plataforma e nem os satélites.
Este seria o 53º voo do foguete, bem como o segundo de cinco contratados pela Kinéis, empresa francesa de Internet das Coisas e operadora de satélites. Quando acontecer, a missão com o Electron vai levar ao espaço cinco novas unidades para a constelação da Kinéis, que deve contar com 25 deles.
Abaixo, você confere a reprise da missão:
*A jornalista escreveu esta notícia direto de Faro
Fonte: UPI