Publicidade

Lado oculto da Lua teve vulcões em erupção há bilhões de anos

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA
NASA

O lado afastado da Lua abrigou vulcões em erupção em um passado relativamente jovem em termos geológicos. A descoberta foi feita por pesquisadores da China e dos Estados Unidos, que concluíram que estes eventos aconteceram em nosso satélite natural há bilhões de anos.

Os cientistas já sabiam que a face da Lua que vemos da Terra abrigou atividade vulcânica. No entanto, ainda não estava claro se algo do tipo teria acontecido também no lado afastado, que é muito menos explorado. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Pensando nisso, os pesquisadores analisaram as amostras desta região obtidas pela missão Chang’e 6, da China, que tinha basaltos (rochas vulcânicas formadas após erupções) com mais de 4,2 bilhões de anos. Com a datação radiométrica, eles conseguiram estimar a idade do material e descobriram uma erupção jovem, ocorrida há 2,83 bilhões de anos.

Não há eventos semelhantes conhecidos no lado visível do nosso satélite natural. “Este é o primeiro estudo de geocronologia das amostras da Chang’e 6, e vai ser de importância imensa para a comunidade de ciência lunar e planetária”, comentou Qiuli Li, professor do Instituto de Geologia e Geofísica. 

As descobertas foram publicadas nas revistas científicas Nature e Science

Lado afastado da Lua

Você já deve ter percebido que vemos sempre a mesma face da Lua na Terra, e a culpa é da gravidade. É que as interações gravitacionais entre a Terra e a Lua afetam a rotação do nosso satélite natural, que é sincronizada com a órbita ao redor da Terra. Portanto, o tempo que ela leva para completar uma volta em seu próprio eixo é semelhante àquele para dar uma volta por nosso planeta.

É por isso que vemos sempre a mesma face da Lua, enquanto a outra se mantém oculta de nós. Mas vale lembrar que isso não significa que o lado afastado lunar é escuro: na verdade, o lado oculto fica completamente iluminado pelo Sol durante a fase lunar nova. 

Isso acontece porque nosso satélite natural tem o chamado bloqueio de marés,fenômeno causado pelas interações gravitacionais e que faz com que a Lua gire ao redor do seu próprio eixo na mesma velocidade em que orbita a Terra.

Continua após a publicidade

Foi em 1959 que a sonda soviética Luna 3 capturou a primeira foto do lado afastado da Lua. Esta região misteriosa foi o destino da missão chinesa Chang’e 6.

Fonte: BBC