Publicidade

K2-415b | Conheça o exoplaneta com quase o mesmo tamanho da Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Fevereiro de 2023 às 16h44

Link copiado!

Gabriel Pérez Díaz, SMM (IAC)
Gabriel Pérez Díaz, SMM (IAC)

Uma equipe de astrônomos liderada por Teruyuki Hirano, do Centro de Astrobiologia do Japão, descobriu um exoplaneta bastante parecido com a Terra em alguns aspectos, mas bem diferente em outros. Chamado K2-415b, o planeta orbita uma estrela a 72 anos-luz e pode revelar informações importantes sobre a formação e evolução de planetas semelhantes à Terra, mas em sistemas distintos do nosso.

O exoplaneta foi identificado pela primeira vez em dados do já aposentado telescópio Kepler; depois, ele apareceu novamente nos dados do telescópio TESS. Através de novas observações, os astrônomos descobriram que o K2-415b tem raio 1,015 vezes maior que o da Terra, e orbita uma pequena estrela anã vermelha com 16% da massa do Sol.

Embora tenha tamanho parecido com o da Terra, o exoplaneta tem cerca de três vezes mais massa que nosso planeta; portanto, ele é mais denso que a Terra. Além disso, ele está muito mais próximo de sua estrela do que estamos do Sol: o planeta leva apenas quatro dias para completar uma volta ao redor da estrela, e está na “fronteira” da zona habitável dela.

Continua após a publicidade

Isso significa que o planeta talvez possa ter alguma atmosfera que possa ser estudada. Além disso, ele pode também ser acompanhado por outros mundos — e, se este for o caso, existe a possibilidade de que haja algum outro exoplaneta por lá em uma posição mais “confortável” na zona habitável. É pouco provável que o planeta tenha condições adequadas para abrigar a vida como conhecemos.

Mesmo assim, o sistema dele é um objeto interessante para estudos futuros sobre características atmosféricas e outros. “Sendo uma das estrelas menos massivas com um planeta do tamanho da Terra em trânsito, o K2-415 será um alvo interessante para observações de acompanhamento futuras, incluindo monitoramento de velocidade radial e espectroscopia de trânsito”, escreveram os autores.

O artigo que descreve a descoberta foi aceito para publicação na revista The Astronomical Journal, e pode ser acessado no repositório arXiv, sem revisão de pares

Continua após a publicidade

Fonte: arXiv; Via: ScienceAlert