Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Júpiter "brilha muito" nesta foto nítida composta por 600 mil imagens

Por| 26 de Setembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Andrew McCarthy
Andrew McCarthy

Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, é de se admirar com suas nuvens coloridas, resultados de movimentações em alta velocidade em sua atmosfera. E, nesta nova imagem do astrofotógrafo Andrew McCarthy, o gigante gasoso fica ainda mais belo, numa composição que é resultado de incríveis 600 mil imagens individuais.

Veja a imagem em que Júpiter parece uma verdadeira joia brilhando em meio à escuridão:

Continua após a publicidade

No Instagram, McCarthy disse que esta foi a foto mais nítida de Júpiter que ele já conseguiu produzir em toda sua carreira. Ele ressalta que "através de um telescópio, as faixas de nuvens do planeta se tornam visíveis, e a Grande Mancha Vermelha será visível se o planeta estiver voltado para a direção certa".

Já no Twitter, ele conta que passou a noite toda tirando as 600 mil fotos individuais de Júpiter, que então foram combinadas para formar a bela imagem final.

Essa combinação de imagens é feita por meio de softwares de empilhamento, que pegam um lote de fotos individuais e as reúne em uma só imagem final. Esse processo permite uma visualização mais nítida de detalhes de objetos espaciais, sendo esta uma técnica bastante utilizada por astrofotógrafos.

Continua após a publicidade

A mesma técnica já foi usada por McCarthy em outras imagens incríveis que divulgamos aqui no Canaltech. Foi o caso desta bela foto da Lua que você vê abaixo, resultado da combinação de 50 mil imagens individuais:

E esta outra imagem sensacional do nosso satélite natural também contou com a especialidade de McCarthy, resultado da combinação de 200 mil fotos:

Continua após a publicidade

O astrofotógrafo também já se aventurou registrando o Sol de maneira em que podemos ver com clareza a cromosfera da estrela. A foto abaixo foi resultado do empilhamento de 150 mil imagens: