Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Agora vai? Lançamento do Telescópio Espacial James Webb é definido para dezembro

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Setembro de 2021 às 14h00

Link copiado!

Northrop Grumman/NASA
Northrop Grumman/NASA

Depois de tantos adiamentos, finalmente o Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês) tem uma nova data para seu lançamento. Agora, a data ficou marcada para o dia 18 de dezembro deste ano. O telescópio será lançado a bordo do foguete Ariane 5, da Arianespace, a partir das instalações da ESA na Guiana Francesa — mais de seis semanas após a última data definida —, mas não iniciará suas observações em 2021.

Após a conclusão de um período intenso de testes finais com o JWST, fundamentais para garantir o sucesso do lançamento, a ESA e a NASA estabeleceram a nova data e, agora, preparam o telescópio espacial para uma viagem ao local do voo, programada para o fim de setembro. Vale destacar que o projeto já acumulou um grande orçamento, além de ter extrapolado seu cromograma desde seu início, na década de 1990.

Continua após a publicidade

Em comunicado oficial, Günther Hasinger, diretor de ciência da ESA, disse que o Webb e seu veículo de lançamento, o Ariane 5, estão prontos graças ao excelente trabalho de todos os parceiros envolvidos no projeto. “Estamos ansiosos para ver os preparativos finais para o lançamento no espaçoporto europeu", acrescentou Hasinger.

No início deste ano, o lançamento do JWST estava marcado para o dia 31 de outubro. No entanto, a data foi suspensa por conta de algumas anomalias observadas no foguete Ariane 5. Em junho, o administrador associado da NASA, Thomas Zurbuchen, admitiu que manter este cronograma seria complicado.

Embora o telescópio espacial esteja pronto para iniciar sua jornada pelo espaço, ele ainda não foi enviado da sua atual localização, na Califórnia, até o local do lançamento, na Guiana Francesa. De acordo com as estimativas, serão necessárias pelo menos 10 semanas para realizar este transporte. Ainda, o Ariane 5 só começou sua jornada da Europa à Guiana em meados do mês passado.

Continua após a publicidade

Depois de quase um ano sem voar, o Ariane 5 realizou seu primeiro voo em 2021 em 30 de julho, quando lançou o primeiro satélite comercial totalmente reprogramável. Segundo a Arianespace, o foguete foi “colocado no banco” após dois lançamentos no ano passado, mas, apesar do sucesso parcial, enfrentou anomalias em seu estágio superior. O lançador ainda passará por mais um teste até o fim de setembro.

Para Gregory L. Robinson, diretor do programa do Webb na NASA, o telescópio é uma missão exemplar que simboliza a perseverança. "Agora que temos um observatório e um foguete prontos para o lançamento, estou ansioso pelo grande dia e pela incrível ciência que está por vir", ressaltou Robinson.

Assim que o James Webb for colocado em órbita, ele passará cerca de um mês viajando até o seu destino, o Ponto de Lagrange 2 (L2), a 1,5 milhão de km de distância da Terra, onde permanecerá em uma “órbita de estacionamento”. O ponto L2 se encontra na parte externa da "reta" que liga a Terra ao Sol. Ali, o telescópio permanecerá protegido do calor que atrapalharia sua capacidade de observar o espaço no infravermelho.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com