Ingenuity voa pela 56ª vez e pousa em novo lugar em Marte
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
O helicóptero Ingenuity, da NASA, voou em Marte pela 56ª vez. O novo voo foi revelado por uma publicação da agência espacial no X, antigo Twitter, que trouxe também uma sequência de fotos da pequena aeronave.
- Helicóptero Ingenuity chega à marca histórica de 50 voos em Marte
- Como o Ingenuity ajuda a NASA a criar novas aeronaves para Marte?
Segundo a publicação, o helicóptero percorreu 410 metros sobre a superfície marciana, e alcançou a altitude máxima de 12 m. “O objetivo deste voo era reposicionar o helicóptero”, acrescentaram os oficiais.
O novo voo se junta às dezenas de outros completos desde quando o Ingenuity pousou no interior da cratera Jezero em 2021, preso ao rover Perseverance. Ele foi enviado ao Planeta Vermelho para mostrar que a exploração aérea por lá é possível, mesmo em uma atmosfera fina como a que envolve Marte.
Após o pouso, o Ingenuity realizou cinco voos. O sucesso foi tanto que a NASA decidiu estender a missão do helicóptero e, desde então, ele vem ajudando a equipe do rover Perseverance a descobrir as melhores rotas para a exploração de Marte.
Recentemente, o helicóptero passou mais de 60 dias sem contato com os controladores da missão, e só voltou a se comunicar em junho. O Ingenuity precisa do Perseverance para se comunicar com a Terra, mas como a dupla está explorando uma região em Marte com terreno bastante acidentado, o relevo aumenta a chance de falhas de comunicação acontecerem, como aconteceu em tal ocasião.