Ingenuity voa pela 42ª vez em Marte e viaja mais de 200 metros
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

O helicóptero Ingenuity completou seu 42º voo em Marte, número que rendeu referências bem-humoradas ao Guia do Mochileiro das Galáxias, livro do escritor britânico Douglas Adams. No dia 4 de fevereiro, a pequena aeronave se sustentou na atmosfera marciana por pouco mais de dois minutos, percorrendo mais de 200 metros acima da superfície do planeta.
- Exploração de Marte: que sondas, rovers e landers já foram enviados para lá?
- Helicóptero Ingenuity voa pela incrível 41ª vez em Marte
Desta vez, o Ingenuity voou por 137,2 segundos e se moveu por 248 metros em Marte. Ele chegou à altitude máxima de 10,15 m, à velocidade máxima de 10,7 km/h. O voo foi divulgado pela NASA no Twitter, postando também uma foto da sombra do pequeno helicóptero.
No tuíte, a agência espacial brincou com uma referência ao à obra de Douglas Adams, escrevendo “42: o significado da vida, do universo e tudo mais”. No livro, o número representa a resposta da pergunta final sobre a vida, o universo e tudo mais, calculada por um supercomputador.
Neste ano, o Ingenuity vem realizando um voo a cada semana, em média. Enquanto isso, o rover Perseverance segue "andando" pela superfície de Marte, após finalizar o preenchimento de seu primeiro “depósito” de amostras coletadas ao longo de sua jornada.
Atualmente, tanto o helicóptero quanto o rover vêm trabalhando em equipe. Enquanto opera em sua missão estendida, o Ingenuity realiza novos voos e captura imagens do terreno marciano, identificando possíveis locais perigosos para o veículo. Assim, ele auxilia a equipe do Perseverance a descobrir rotas seguras para o robô.
Fonte: NASA