Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Helicóptero Ingenuity voa pela incrível 41ª vez em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Janeiro de 2023 às 15h23

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

O helicóptero Ingenuity já soma 41 voos realizados na atmosfera de Marte. A nova marca é resultado do voo mais recente no Planeta Vermelho, realizado na sexta-feira (27). Naquele dia, a pequena aeronave percorreu mais de 180 metros em aproximadamente 109 segundos.

“O Ingenuity tomou os céus marcianos para oferecer uma visão aérea à equipe do [rover] Perseverance!”, escreveram os oficiais da NASA em uma publicação no Twitter. Eles incluíram ainda uma breve animação, formada por fotos tiradas pela aeronave durante o voo.

Continua após a publicidade

Na animação, é possível ver a sombra do Ingenuity em contraste com a areia e as dunas em Marte. Os dados do voo mostram que ele retornou para Airfield Beta, a “área de descanso” em que esteve no voo anterior.

Após pousar no planeta junto do rover Perseverance em 2021, o Ingenuity vem surpreendendo os cientistas. Ele é uma demonstração de tecnologia projetada para testar ao longo de 30 dias os primeiros voos controlados já realizados em outro mundo. O primeiro deles aconteceu em abril daquele ano, quando o Ingenuity alcançou 3 m de altitude, se sustentou no ar, completou uma volta e pousou.

Desde então, ele realizou voos mais ousados, que o leveram gradualmente a altitudes e distâncias maiores. Hoje, o Ingenuity vem operando em sua missão estendida, na qual acompanha o rover Perseverance e ajuda os cientistas a identificarem áreas perigosas para o rover, ou alvos de interesse científico.

Fonte: NASA