Grande bólido brilha no céu do Rio Grande do Sul e é registrado por observatório
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

Um grande bólido iluminou o céu de cidades no Rio Grande do Sul durante a madrugada desta quarta-feira (28). A passagem do objeto foi registrada por volta das 3h48 pelas câmeras do Observatório Heller & Jung, em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre.
- Qual a diferença entre meteoro, meteorito, meteoroide, asteroide e cometa?
- Meteoro iluminou o céu de cidades em São Paulo
Segundo o observatório, o meteoro entrou na atmosfera na região de Erechim à altitude de aproximadamente 124,8 km e durou 1,8 segundos. A magnitude (medida do brilho do meteoro quando observado na Terra) do meteoro era -12; quanto menor a magnitude, maior o brilho.
Os bólidos são meteoros mais brilhantes que Vênus, e que explodem ou se rompem antes de chegar ao solo — normalmente, a explosão vem acompanhada de um som. Cerca de 5 mil bólidos caem na Terra anualmente, mas a maioria passa despercebida.
Já no caso do bólido em questão, ele foi mais brilhante observado que outro registrdo no sul do país recentemente: o primeiro brilhou no céu de Capão da Canoa em outubro, com magnitude -9. Portanto, o desta madrugada foi mais luminoso que o anterior.
De acordo com Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório, este foi o maior meteoro registrado neste ano, no estado. O recorde anterior pertencia a outra rocha espacial observada em outubro de 2020.
Fonte: G1