Galáxia irregular brilha em nova foto do telescópio Hubble
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Uma nova foto capturada pelo telescópio Hubble traz os detalhes dos braços espirais de NGC 5486, uma galáxia localizada a cerca de 110 milhões de anos-luz de nós na constelação Ursa Maior. Ela é do tipo espiral irregular e, em seu interior, ocorrem intensos processos de formação estelar.
- O que é uma galáxia e quais são os tipos que já conhecemos?
- Hubble vs. James Webb: compare as imagens e veja a evolução nas fotos do espaço
A imagem foi divulgada pela NASA no início do mês, e revela os braços galácticos com formato difuso, junto do núcleo brilhante da NGC 5486. Já o fundo da imagem traz galáxias escuras e distantes.
O disco da galáxia é preenchido por tons rosados, que indicam regiões de formação estelar espalhadas pela estrutura dela. A foto foi capturada por meio de uma iniciativa focada em estudar os detritos deixados por supernovas do tipo II, explosões violentas que ocorrem quando estrelas massivas chegam ao fim de suas vidas.
Nesta etapa do processo evolutivo, estas estrelas liberam grandes quantidades de gás e poeira antes de explodir em supernovas. No caso, a NGC 5486 abrigou uma supernova em 2004, e os cientistas usaram os recursos da câmera Advanced Camera for Surveys, do Hubble, para explorar os resultados do fenômeno.
Enquanto a NGC 5486 tem braços espirais pouco definidos, sua vizinha M101, do tipo espiral, é bem diferente: ela é conhecida como “Galáxia do Cata-Vento” e tem braços proeminentes e bem definidos. Assim, ela faz parte do chamado grupo de galáxias "grand design", formado por aquelas com braços nítidos.
Fonte: NASA