Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Funcionários da SpaceX criticam Elon Musk em carta aberta e são demitidos

Por| Editado por Rafael Rigues | 17 de Junho de 2022 às 14h10

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Funcionários da SpaceX divulgaram nesta quinta-feria (15) uma carta aberta criticando Elon Musk, dono da empresa, por seu comportamento constrangedor nas redes sociais e as recentes alegações de assédio sexual envolvendo seu nome. Os redatores do documento foram demitidos no dia seguinte.

A carta, obtida pelo site The Verge, descreve como as ações de Musk têm afetado negativamente a reputação da empresa. O documento foi divulgado em um canal interno da SpaceX no Microsoft Teams e afirma que funcionários de todos os gêneros, etnia, idade e funções participaram da criação do texto.

Continua após a publicidade

O documento acrescenta que o comportamento de Musk na esfera pública é uma fonte frequente de distração e constrangimento; e que ele é visto como o rosto da SpaceX, portanto, “cada Tweet que Elon envia é uma declaração pública de fato da empresa”.

O texto aponta que as mensagens de Musk não refletem o trabalho, missão ou valores das equipes e grupos de talento da empresa. Por exemplo, em abril Musk publicou, em seu Twitter, uma imagem de Bill Gates e um emoji de um homem “grávido”, dizendo: “caso você precise perder uma ereção rapidamente”.

Ainda de acordo com o The Verge, a carta aberta, endereçada à Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, foi compartilhada em um no grupo interno com mais de 2.600 funcionários, dizendo que a empresa não tem cumprindo com sua política de “sem babacas” (no assholes) ou de tolerância zero ao assédio sexual.

Resposta imediata à carta

Continua após a publicidade

O número de assinaturas ou os nomes dos redatores da carta não foram informados e as fontes pediram anonimato. Mas a SpaceX não demorou para responder ao documento. Na tarde desta quinta-feira (16), vários redatores da carta foram demitidos, segundo e-mail enviado pela presidente Shotwell, publicado no The New York Times.

Ela diz que a carta e as solicitações deixaram os funcionários desconfortáveis, intimidados a assinar um documento que não os refletia. Shotwell também definiu o movimento da carta aberta como um “tipo de ativismo exagerado”, embora a SpaceX tenha muito “trabalho crítico a realizar”.

Um dos redatores da carta, que não quis divulgar sua identidade, disse que o sentimento geral dos funcionários é que o e-mail da presidente é "fora do tom". Segundo este funcionário, a carta foi resultado de mais de um mês de trabalho árduo para garantir o retorno da maior quantidade de feedback interno possível.

Continua após a publicidade

Não é a primeira vez que Shotwell toma ação imediata para defender Musk. Há quase um mês, o Insider alegou que a SpaceX pagou um acordo de US$ 250.000 a uma ex-funcionária, após ela ter acusado Musk de assédio sexual — ele negou. Shotwell, no entanto, defendeu o dono da empresa dizendo que ele “nunca conduziria ou toleraria esse suposto comportamento inapropriado”.

Fonte: The Verge (1,2)