Como um eclipse solar é visto no espaço? Fotos de satélite mostram tudo
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •
O eclipse solar ocorrido no sábado (14) rendeu fotos incríveis, tiradas tanto na Terra quanto no espaço. Enquanto a Lua cobria o Sol, os satélites GOES, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), capturaram imagens que mostram o fenômeno em uma perspectiva especial — ou, melhor dizendo, espacial.
- Fotos do eclipse solar: confira imagens do evento astronômico de outubro
- Céu de outubro | Eclipse solar e chuva de meteoros são destaques do mês
Este foi um eclipse solar do tipo anular. Durante o evento, a Lua escondeu grande parte do disco solar, mas suas bordas permaneceram visíveis e formaram um anel em volta dela, conhecido como anel de fogo. Enquanto observadores acompanharam o fenômeno, o satélite GOES-16 registrou a sombra lunar sobre a Terra:
Na animação acima, a sombra da Lua aparece se movendo pela superfície terrestre na diagonal, seguindo do canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Ela se move pela faixa da anularidade, ou seja, pela região em que foi possível ver o eclipse solar anular; fora dela, o fenômeno foi visível como parcial.
Já as imagens capturadas pelo satélite GOES-18 mostram o eclipse anular de forma um pouco diferente. Nelas, a sombra da Lua aparece se movendo do oeste dos Estados Unidos à América do Sul, até desaparecer.
Os eclipses solares acontecem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz do astro de forma temporária. Existem diferentes tipos de eclipses solares — os anulares, como aquele do último fim de semana, ocorrem quando nosso satélite natural está mais afastado de nós.