Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foto mostra bolsa de ferramentas perdida durante spacewalk

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Novembro de 2023 às 17h00

Link copiado!

NASA/JSC
NASA/JSC

Os membros do projeto Virtual Telescope tiraram uma foto da mala de ferramentas perdida recentemente em um spacewalk. Ela foi liberada acidentalmente no início do mês, enquanto as astronautas Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara, da NASA, trabalhavam fora da Estação Espacial Internacional (ISS).

Gianluca Masi, coordenador do projeto, publicou a foto nesta quarta-feira (15), mostrando a bolsa de ferramentas como um pontinho no céu. “O telescópio monitorou o movimento extremamente rápido da mala”, acrescentou ele em uma publicação.

Confira:

Continua após a publicidade

Esta não é a primeira foto do objeto. Meganne Christian, astronauta reserva na Agência Espacial Europeia, publicou imagens que mostram o momento exato em que a bolsa de ferramentas escapa, passando a flutuar livremente pelo espaço:

Segundo uma publicação da NASA, “o Controle da Missão analisou a trajetória da mala e determinou que o risco de um novo contato com a estação é baixo, e que a tripulação e a estação estão seguros”.

Continua após a publicidade

A mala tem magnitude 6, ou seja, é um pouco menos brilhante que Urano. Isso significa que é difícil enxergá-la a olho nu, mas ela pode ser vista com instrumentos como binóculos ou telescópios pequenos.

Fonte: Virtual Telescope, NASA