Publicidade

Foto incrível do Sol mostra detalhes da cromosfera da nossa estrela

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA/SDO
NASA/SDO

Uma nova foto do Sol mostra detalhadamente a cromosfera (a segunda camada externa da nossa estrela) com 300 megapixels de resolução. O registro foi feito por Andrew McCarthy, astrofotógrafo que utilizou um telescópio modificado para fazer mais de 150 mil imagens individuais do astro que, juntas, criaram um resultado impressionante.

Com um telescópio Explore Scientific AR127 modificado e uma técnica de captura rápida, o astrofotógrafo fez cada uma das fotos com 2,1 MP no quintal de sua casa no Arizona, estado dos Estados Unidos. Depois, ao aplicar filtros e técnicas de processamento, ele chegou a uma imagem que mostra filamentos e outros detalhes da cromosfera, camada que tem um brilho avermelhado causado pela queima de hidrogênio.

Confira:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A cromosfera tem algumas formações de destaque, como filamentos e proeminências que podem ser vistas no registro acima — elas aparecem ao redor de manchas solares. “Explosões cegantes de energia vêm das áreas de atividade magnética intensa, empurrando e puxando na superfície solar e criando padrões fascinantes na atmosfera”, descreveu McCarthy.

Se você reparar na foto, verá que as bordas do Sol estão mais claras, enquanto a parte interna está mais escura. Isso acontece porque a imagem foi “invertida” durante o processamento. Segundo ele, o filtro utilizado faz com que a atmosfera bloqueie a atmosfera, ou seja, nossa estrela ficaria com as bordas mais escuras. “Isso torna as características mais difíceis de ver, então este método de processamento foi usado”, disse.

Ele destacou também a importância dos filtros para qualquer tipo de observação do Sol. “Pessoas já ficaram cegas por tentar observar o Sol através de um telescópio”, alertou. “O meu foi projetado para remover o calor intenso vindo do Sol, e foi configurado para mostrar apenas uma faixa específica de luz para permitir que os detalhes da cromosfera solar apareçam”.

Fonte: Andrew McCarthy; Via: Universe Today, Space.com