Foto do James Webb mostra brilho dos anéis de Saturno e luas
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

No domingo (25), o telescópio James Webb observou Saturno e capturou imagens incríveis do planeta, seus anéis e luas. As fotos iniciais foram divulgadas pela NASA nesta sexta (30) e, embora sejam preliminares, já estão fascinando os cientistas do telescópio — e, claro, o público.
O James Webb observou o planeta no infravermelho médio, e capturou imagens que o mostram de um jeito diferente. Como o metano gasoso absorve grande quantidade da luz que incide sobre a atmosfera do planeta, Saturno ficou com cor escura nas fotos. Por outro lado, os anéis, formados por partículas congeladas, permanecem brilhantes.
Além dos anéis, a nova foto mostra algumas das dezenas de luas de Saturno — entre elas, estão Dione, Encélado e Tétis. Outras exposições foram capturadas e não aparecem aqui, mas vão ajudar os cientistas a observar alguns dos anéis menos brilhantes do planeta.
Já a atmosfera do planeta foi registrada detalhadamente nos comprimentos de onda de 3,23 mícrons. Ela não tem as faixas coloridas, típicas das camadas atmosféricas mais profundas do planeta, por causa das grandes estruturas escuras do hemisfério norte de Saturno, que não acompanham as linhas da latitude.
Se compararmos a aparência entre os polos norte e sul, fica fácil perceber algumas diferenças causadas pelas mudanças das estações por lá. No momento, o hemisfério norte do gigante gasoso está no verão, e o sul, no inverno. Mesmo assim, o polo norte está bastante escuro, talvez por causa de algum processo sazonal ainda desconhecido.
As novas fotos foram feitas durante um programa de observação do telescópio. Durante a iniciativa, os cientistas queriam verificar como o James Webb iria se sair ao detectar as luas do planeta e seus anéis mais brilhantes através de exposições profundas. Agora, eles vão analisar os dados obtidos e preparar os resultados.
Fonte: Webb Telescope