Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foto do Hubble mostra 3 galáxias se chocando a mais de 680 milhões de anos-luz

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Fevereiro de 2022 às 13h50

Link copiado!

ESA/Hubble/NASA
ESA/Hubble/NASA

O Telescópio Espacial Hubble registrou três galáxias se chocando a quase 682 milhões de anos-luz de distância, em direção à constelação de Câncer. A imagem revela regiões de formação estelar tumultuadas, além de uma região central obscurecida por uma espessa nuvem de poeira.

Descoberto em 1896 pelo astrônomo francês Stéphane Javelle, o IC 2431 é o resultado de três galáxias numa colisão em andamento. A imagem revela uma região tumultuada de formação de estrelas e alguma distorções de maré provocadas pela interação gravitacional das três galáxias.

Continua após a publicidade

Além disso, a região central dessa colisão aparece obscurecida por uma espessa nuvem de poeira. Ainda assim, é possível observar parte do brilho vindo de uma galáxia mais ao fundo, como se perfurasse a estrutura de uma extremidade a outra, disse a equipo de astrônomos do Hubble.

A imagem faz parte do projeto de ciência cidadã Galaxy Zoo. Com a ajuda de mais de 100 mil voluntários, o trabalho se dedicou a investigar galáxias com formatos intrigantes observadas pelo Advanced Camera for Surveys (ACS) do Hubble.

Em apenas 175, o projeto identificou 900 mil galáxias — algo que os astrônomos profissionais levariam anos para alcançar. “Os projetos posteriores do Galaxy Zoo incluíram os maiores estudos de fusões de galáxias e galáxias anãs de maré”, acrescentou a equipe do Hubble.

Fonte: ESA/Hubble