Foto do eclipse solar tirada na ISS mostra como é vê-lo do espaço
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

O eclipse solar ocorrido no sábado (14) fascinou observadores na Terra e até no espaço. Jasmin Moghbeli, astronauta da NASA que está na Estação Espacial Internacional, tirou uma foto do fenômeno, que mostra o Sol parcialmente oculto pela Lua.
- Céu de outubro | Eclipse solar e chuva de meteoros são destaques do mês
- Fotos do eclipse solar: confira imagens do evento astronômico de outubro
A imagem foi divulgada pela NASA no X, o antigo Twitter. “A tripulação a bordo da Estação Espacial observou o eclipse solar anular em 14 de outubro do melhor lugar da casa (418 km acima da Terra”, escreveram os membros da agência espacial na publicação.
Confira:
Os eclipses solares acontecem quando a Lua, o Sol e a Terra ficam alinhados, de modo que nosso satélite natural bloqueia total ou parcialmente a luz solar. No fim de semana, quem estava em uma faixa que se estendeu dos Estados Unidos à América Central e do Sul pôde conferir um eclipse solar do tipo anular.
Durante o fenômeno, a Lua estava mais distante da Terra e não pôde cobrir totalmente o disco solar. Assim, as bordas dele permaneceram visíveis, formando o chamado anel de fogo. Já aqueles que estavam fora da faixa da anularidade viram o eclipse solar parcial, com a Lua ocultando apenas uma parte do Sol, como se este tivesse sido mordido — foi o que Moghbeli registrou em sua foto.
Existem diferentes tipos de eclipses solares, mas no futuro, todos aqueles vistos na Terra vão ser do tipo anular. O motivo disso é que a Lua está se afastando do nosso planeta, ou seja, o tamanho de seu disco vai parecer menor, não sendo suficiente para cobrir o disco solar por inteiro. Assim, os eclipses solares vão ser gradualmente mais raros, até serem extintos.