Publicidade

Foto de galáxia curiosa mostra a explosão de uma estrela massiva em supernova

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
ESO / Inserra et al. / Amram et al.
ESO / Inserra et al. / Amram et al.

Uma nova imagem da chamada Galáxia da Roda do Carro, a cerca de 500 milhões de anos-luz de nós, capturou também uma supernova. A imagem foi feita em dezembro do ano passado com o telescópio New Technology Telescope (NTT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), e acabou registrando também uma estrela massiva chegando ao fim de seu processo evolutivo.

Também conhecido como “ESO 350-40”, a Galáxia da Roda do Carro logo chama a atenção por seu formato peculiar, resultado de uma colisão galáctica violenta. Este objeto já foi uma galáxia comum do tipo espiral, mas passou por interações com outra, menor, há alguns milhões de anos, e acabou com a aparência que vemos hoje.

Outra característica curiosa dela pode ser encontrada na comparação das duas imagens abaixo:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Se você observar o canto inferior esquerdo da imagem à direita, encontrará um evento extremo: ali, ocorreu uma supernova. Designada “SN 2021afdx”, esta supernova foi identificada pela primeira vez em novembro de 2021 durante o levantamento Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS). Depois, ela foi acompanhada através do levantamento ESO Spectroscopic Survey for Transient Objects (ePESSTO+), voltado para o estudo de objetos visíveis no céu noturno durante breves períodos.

O evento foi classificado como uma supernova do tipo II, que ocorre quando uma estrela massiva chega ao fim das reservas de combustível que alimentam a fusão nuclear, responsável por sustentar sua estrutura. Com isso, a estrela colapsa sobre sua própria estrutura em uma explosão violenta e poderosa o suficiente para brilhar mais que toda a galáxia em que está. Quando ocorrem, as supernovas podem ficar visíveis por meses ou até anos.

No vídeo abaixo, você confere uma animação que compara diferentes registros da galáxia, antes e depois da supernova:

Além disso, as supernovas são eventos extremos de grande importância: elas dispersam em seus arredores elementos pesados produzidos pela estrela que, depois, podem dar origem a outras gerações de estrelas, aos planetas ao redor delas e, quem sabe, ao desenvolvimento da vida.

Fonte: ESO; Via: Sci-News