Foguete Starship, da SpaceX, explode em 8º teste de voo; veja vídeos
Por Danielle Cassita |

A SpaceX lançou nesta quinta (6) o oitavo teste de voo do Starship, o maior e mais poderoso foguete já construído. A missão foi lançada às 20h30 no horário de Brasília a partir das instalações de Starbase, no sul do Texas.
- Starship: explosão do foguete da SpaceX piorou poluição da atmosfera?
- Após teste bem-sucedido, o que a SpaceX deve aprontar com o Starship?
Cerca de sete minutos após deixar a plataforma, o booster Super Heavy voltou para pousar em grande estilo, sendo “agarrado” pelos braços da torre de lançamentos. Esta foi a terceira vez em que a SpaceX demonstrou o procedimento.
Enquanto isso, o estágio superior Starship seguiu viagem em direção ao Atlântico para tentar liberar réplicas de satélites Starlink, sem sucesso. Alguns dos motores do foguete falharam enquanto ele subia, e começou a tombar.
Aproximadamente nove minutos após o início do voo, a SpaceX perdeu o contato com o Starship. O desfecho foi parecido com aquele do sétimo teste de voo, em que o foguete também foi detonado e não liberou suas cargas conforme o planejado.
"Em testes assim, o sucesso vem a partir do que aprendemos, e o voo de hoje vai nos ajudar a aumentar a confiabilidade do Starship. Vamos conduzir uma investigação aprofundada em coordenação com a FAA e implementar ações corretivas para fazer melhorias nos voos futuros do Starship", declarou a SpaceX no X, antigo Twitter.
Explosão do foguete Starship
O resultado do teste não foi aquele que a SpaceX planejou, mas rendeu uma visão espetacular para observadores. A explosão do Starship lançou vários detritos no céu, que criaram uma espécie de chuva de meteoros artificial flagrada nas Bahamas e no litoral da Flórida.
“RIP Starship 8! Ótima vista das Bahamas”, escreveu a jornalista Stefanie Waldek em uma publicação no X que mostra os detritos brilhando no céu.
Já o fotógrafo Trevor Mahlmann acompanhou o voo em Titusville, na Flórida, e capturou o momento exato em que o Starship explodiu. “O peguei explodindo depois de alguns motores desligarem e da perda do controle de atitude”, explicou na postagem.
Durante o sétimo teste de voo, a empresa concluiu que o ocorrido foi resultado do vazamento de propelente, que levou a incêndios no estágio superior do foguete. Ainda é cedo para determinar a causa da explosão no oitavo teste, mas a SpaceX está investigando o incidente.
Leia também:
- Vídeo incrível mostra como foi pouso do foguete Starship, da SpaceX
- Assista ao pouso do foguete Starship como se você estivesse em alto mar
Vídeo: Starlink como funciona?