Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foguete Alpha explode no primeiro lançamento da Firefly Aerospace

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Setembro de 2021 às 09h55

Link copiado!

Jack Beyer
Jack Beyer

Por volta das 22h59 (horário de Brasília) de quinta-feira (2), a Firefly Aerospace realizou o seu primeiro lançamento com o foguete Alpha a partir do Complexo de Lançamento Espacial, na Califórnia. Mas a tentatvia falhou: cerca de dois minutos e meio após a decolagem, o foguete explodiu. Segundo a empresa, o veículo experimentou uma anomia durante a subida em seu primeiro estágio.

Uma primeira tentativa de lançamento foi cancelada por volta das 22h00 (horário de Brasília) de ontem, por razões técnicas não especificadas.Na segunda vez, o foguete decolou, mas logo depois explodiu no ar. De acordo com a Firefly, ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre a verdadeira causa do incidente, mas que será feita uma investigação junto a Federal Aviation Administration (FAA) e a Base da Força Espacial.

Continua após a publicidade

Apesar de todos os objetivos da missão não terem sido alcançados, a empresa alega que muitos resultados importantes foram obtidos neste primeiro lançamento, como a ignição do primeiro estágio, a decolagem da plataforma, progressão de velocidade supersônica, além de outros dados do voo. Tanto a Space Lauch Delta quanto a Força espacial informaram que não houve feridos, embora existam alguns relatos oculares de destroços do foguete caindo sobre a cidade de Orcutt, na Califórnia.

O foguete Alpha deveria ter atingindo a velocidade de Mach 1 (o equivalente a 1.234,8 km/h) 37 segundos após a decolagem, seguido por uma pressão dinâmica máxima de nove segundos. Mas os controladores de lançamento informaram que o veículo estava supersônico até dois minutos e 20 segundos após ser lançado — 10 segundos antes de o foguete explodir.

Em declaração anterior, Lauren Lyons, chefe de operações da Firefly, enfatizou que este lançamento era basicamente um teste. “Nossos objetivos são coletar o máximo de dados que pudermos e levar Alpha o mais longe possível”, acrescentou. O foguete Alpha carregava 92 kg de cargas úteis usadas para a Missão Dedicada de Pesquisa e Acelerador Educacional (DREAM). Além disso, o veículo transportava vários CubeSats, demonstrações de tecnologia de um propulsor de plasma e vela de órbita de arrasto, entre outros.

Continua após a publicidade

O Alpha foi lançado em direção a oeste, diferente dos lançamentos orbitais que acontecem na base de Vandeberg em direção ao sul. Apesar de ter reduzido o desempenho da carga útil para a missão, garantiu a segurança de alcance mais simples para um foguete inexperiente. “Se estivéssemos voando para o sul, teríamos um corredor muito estreito que teríamos que descer”, explicou Tom Markusic, executivo-chefe da Firefly. Ele também acrescentou que, por ser um teste, todos os dados obtidos neste lançamento já configura um sucesso.

Abaixo, veja a transmissão completa do lançamento do foguete Alpha, incluindo o momento da explosão no final:

Fonte: SpaceNews