Publicidade

Fizeram um novo mapa geológico da Lua — e você pode baixá-lo em alta resolução!

Por| 24 de Abril de 2020 às 22h00

Link copiado!

NASA/GSFC/USGS
NASA/GSFC/USGS

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) criou e disponibilizou, em parceria com a NASA e com o Lunar and Planetary Institute, um novo mapa da Lua para ajudar no planejamento de futuras missões de exploração lunar. Essa é a primeira vez que toda a superfície do nosso satélite natural foi completamente mapeada e classificada cientificamente.

O novo mapa servirá como plano definitivo da formação e topografia da superfície da Lua, o que beneficiará não apenas as futuras missões humanas por lá, como também será de inestimável valor para toda a comunidade científica, inclusive para astrônomos amadores, no que diz respeito a estudos lunares. Com detalhes incríveis e escala de 1:5.000.000, o mapa digital já está disponível online para qualquer pessoa acessar. Além disso, há uma legenda para descrever o que significa cada uma das cores que cobrem o mapa - essas cores representam a estratigrafia da Lua, ou seja, as camadas de rochas.

Continua após a publicidade

Para criar o novo mapa geológico da Lua, os cientistas usaram informações de seis mapas regionais da época das missões Apollo, além de informações atualizadas das recentes missões que enviaram sondas à órbita Lua. Os mapas históricos existentes foram redesenhados para alinhá-los com os conjuntos de dados modernos, preservando as observações anteriores, mas conferindo tudo com os dados obtidos pelos instrumentos mais precisos da atualidade. Com essa fusão de dados novos e antigos, os pesquisadores do USGS também resolveram problemas de mapas anteriores, onde nomes, descrições e idades de rochas eram, às vezes, inconsistentes.

Você pode fazer o download do arquivo contendo os dados completos usados para a elaboração do mapa, além de baixar o próprio mapa digital em alta resolução, no site do USGS.

Fonte: Moon Daily