Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falha em único gravador operacional da sonda Geotail põe missão em risco

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Outubro de 2022 às 09h46

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O segundo e único gravador de dados ainda operacional na sonda GEOTAIL acaba de sofrer uma falha. Os cientistas da NASA estão trabalhando com dos parceiros da agência espacial japonesa JAXA, junto do Instituto de Espaço e Ciência Astronáutica do Japão para decidir o destino da missão.

A anomalia com o gravador ocorreu no dia 28 de junho, e foi observada por pesquisadores da JAXA. Desde o ocorrido, os cientistas vêm realizando testes para descobrir a causa da falha e a extensão dos danos — eles até tentaram recuperar o dispositivo, mas não tiveram sucesso.

Continua após a publicidade

Originalmente, a nave contava com outro gravador de dados que falhou em 2012, após 20 anos de coleta de dados sobre o plasma no ambiente ao redor da Terra. Já o outro seguiu em atividade até agora, mas sem ele, a Geotail não pode coletar ou receber dados.

A Geotail foi lançada em 1992 para estudar a estrutura e a dinâmica da “cauda” da magnetosfera (a área controlada pelo campo magnético terrestre, cercando nosso planeta). Para isso, ela viaja em uma órbita alongada, e passou os últimos 30 anos navegando pelas fronteiras invisíveis da magnetosfera.

Ao longo de sua missão, a Geotail ajudou os cientistas a entender o que faz com que as partículas do Sol atravessem a magnetosfera. Ainda, a missão foi além de seu escopo principal, e identificou elementos como o oxigênio, alumínio, sódio e mais na atmosfera da Lua.

Fonte: NASA