Publicidade

FAA exige nova investigação da SpaceX após o acidente com 9º voo do Starship

Por  | 

Compartilhe:
SpaceX
SpaceX

A Administração Federal de Aviação (FAA), agência reguladora de voos nos Estados Unidos, determinou que a SpaceX precisa investigar o que aconteceu no nono teste de voo do seu foguete Starship. O protótipo do veículo foi lançado na terça-feira (27), e ambos os seus estágios explodiram. 

Aquela missão teve algumas novidades — uma delas foi o booster Super Heavy, que foi reutilizado pela primeira vez. O propulsor em questão foi lançado no sétimo teste de voo do Starship, em janeiro, e conseguiu retornar para pousar na plataforma de lançamento. 

Segundo a agência, a perda do propulsor Super Heavy está coberta por uma das exceções de danos induzidos por testes em alguns eventos de voo e componentes de sistema. Tal exceção foi solicitada pela SpaceX e aprovada pela agência

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“A investigação do acidente está focada apenas na perda do veículo Starship, que não completou seu lançamento ou reentrada como planejado”, escreveram os oficiais da FAA em uma atualização publicada na sexta-feira (30). 

Embora a SpaceX tenha perdido o contato com o Starship cerca de 46 minutos após o início do voo, é importante destacar que o veículo apresentou desempenho bem melhor que aquele dos voos anteriores: basta lembrar que, nos testes 7 e 8, o Starship explodiu menos de 10 minutos após o lançamento e deixou uma chuva de detritos sobre o Atlântico. 

De acordo com a FAA, o 9º teste de voo não causou danos a pessoas e nem propriedades. Além disso, o impacto no espaço aéreo dos Estados Unidos foi mínimo. “Durante o evento, houve zero atrasos de decolagens, um voo desviado e outro foi retido por 24 minutos”, acrescentaram.  

Leia também:

SpaceX finalmente explica última explosão do foguete Starship em 8º teste de voo

SpaceX "agarrou" booster do foguete Starship, mas foi por pouco; entenda

Vídeo: A Lua está enferrujando?

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*