Publicidade

Explosão de raios gama pode ser a mais poderosa já detectada

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Outubro de 2022 às 14h30

Link copiado!

NASA/CSC/M.Weiss
NASA/CSC/M.Weiss

Uma equipe de astrônomos identificou uma forte explosão de raios gama, um dos eventos mais energéticos do universo. Inicialmente, o fenômeno foi chamado Swift J1913.1+1946 e era tão intenso que pareceu ter ocorrido perto da Terra, mas, ao rever o fenômeno, eles descobriram que aconteceu a 2,4 bilhões de anos-luz da Terra. Este é um dos eventos mais energéticos já identificados, com energia de até 18 teraelétronvolts (TeV).

“Por estar tão próximo e ser tão energético, este evento significa que a luz de rádio, visível, raios X e gama produzida é extremamente brilhante e, portanto, fácil de observar”, disse Gemma Anderson, astrônomo e especialista em eventos transientes do Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia (ICRAR), na Austrália. O evento recebeu depois o nome "GRB221009A".

Continua após a publicidade

As explosões de raios gama são fenômenos tão poderosos que liberam em apenas alguns segundos toda a energia que o Sol irá produzir em seus 10 bilhões de anos de vida. Elas ocorrem quando estrelas massivas chegam ao fim de seus ciclos e explodem em supernovas, ou quando estrelas de nêutrons colidem.

Não se sabe ao certo qual foi o processo que causou a explosão em questão. “Ainda é muito cedo para dizer”, disse Anderson. “A luz de uma supernova vai levar dias para ficar mais brilhante, mas considerando a longa duração desta explosão de raios gama, ela pode ser um tipo muito poderoso de supernova”, sugeriu ele.

Até o momento, a explosão parece ter vindo de uma galáxia com bastante poeira. O observatório Large High Altitude Air Shower Observatory (LHAASO), na China, identificou fótons relacionados ao evento com aproximadamente 18 TeV — se os dados do LHAASO forem confirmados por outras observações, a GRB221009A será a primeira explosão do tipo com mais de 10 TeV.

Ainda há muito trabalho pela frente, e os cientistas estão ajustando telescópios para observar o comportamento do brilho em diferentes comprimentos de onda, coletando assim o máximo de informações que podem revelar a causa da explosão. “Uma explosão tão próxima significa que podemos coletar dados de altíssima qualidade para estudar e entender como elas ocorrem”, finalizou.

Continua após a publicidade

Fonte: NOIRLab