Europa Clipper: NASA lança sonda rumo a lua de Júpiter após furacão
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
A NASA lançou sua missão Europa Clipper nesta segunda (14) a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA). O lançamento foi realizado com um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, marcando o início de uma das mais aguardadas missões espaciais de astrobiologia.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Europa Clipper: o que sabemos sobre a exploração da lua de Júpiter
- Europa: veja como é a paisagem da lua de Júpiter em foto da NASA
O foguete deixou a plataforma às 13h06 no horário de Brasília. Cerca de uma hora e 10 minutos após o lançamento, a NASA confirmou a recepção do sinal, mostrando que o Centro de Controle da missão conseguiu se comunicar com a espaçonave.
Na verdade, o lançamento estava programado para acontecer em 10 de outubro. No entanto, a NASA precisou mudar o cronograma devido ao furacão Milton, que atingiu o litoral da Flórida há alguns dias. Enquanto a tempestade atingia a região, a Europa Clipper foi mantida em segurança em um hangar da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy.
Considerada uma das missões mais ambiciosas da NASA, a Europa Clipper é também uma das maiores espaçonaves já construídas para uma missão planetária. Ela pesa quase seis toneladas, e quando está com os painéis solares abertos, fica maior que uma quadra de basquete.
Como seu nome indica, o objetivo é estudar Europa, uma das quatro luas galileanas de Júpiter. Esta lua é coberta por uma camada de gelo, e os cientistas suspeita que, sob ela, há um vasto oceano de água salgada, que pode ter condições para abrigar a vida como conhecemos. Se confirmado, o oceano pode ser um dos melhores lugares do Sistema Solar para a busca por vida fora da Terra.
Fonte: Space.com