Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Eta Aquáridas: veja as melhores fotos desta chuva de meteoros

Por| Editado por Rafael Rigues | 06 de Maio de 2022 às 13h40

Link copiado!

Colin Legg
Colin Legg

A chuva de meteoros Eta Aquáridas já está acontecendo. O fenômeno começou no início de abril, mas foi somente nesta sexta-feira (6) que chegou ao seu pico; mesmo assim, os meteoros ainda serão visíveis ao longo das próximas noites. E o melhor de tudo é que esta é uma chuva que favorece os observadores no hemisfério sul!

Esta é uma chuva de meteoros causada por fragmentos do cometa 1P/Halley (sim, aquele famoso da década de 80), que deixa um rastro de detritos conforme viaja pelo Sistema Solar. Depois, estes fragmentos se deslocam ao longo do tempo em função das interações gravitacionais com corpos massivos, como os planetas, e parte dos pedacinhos passa pela atmosfera da Terra, onde queimam pelo atrito com o ar.

Continua após a publicidade

A chuva Eta Aquáridas começou no dia 15 de abril e deve durar até o fim do mês. Para observar os meteoros, o ideal é procurá-los no céu mais ao fim da noite, sempre em direção leste e próximos à constelação Aquarius, que fica mais visível ao fim da madrugada. O melhor horário é por volta das 4 da manhã, quando também é possível observar um "bônus": o alinhamento planetário de Vênus, Júpiter, Marte e Saturno.

Com sorte, você poderá conseguir observar até 60 meteoros por hora — isso, claro, considerando condições ideais como céu limpo, Lua nova e um local livre de poluição luminosa.

As melhores fotos da chuva de meteoros Eta Aquáridas

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Fonte: Via: Space.com